O Conhecimento digital de estudantes de comunicação eficaz do grupo CS-LC-14002-23 da Universidade Virtual do Estado de Guanajuato.

Conhecimento digital

Autores

  • Mario Moctezuma Baños. PhD. Colegio de Morelos, Cuernavaca, Morelos ̶México

DOI:

https://doi.org/10.37117/s.v25i2.1139

Palavras-chave:

Students; motivation; neuroeducation; academic recovery program; academic performance

Resumo

 

O objetivo deste estudo realizado em dezembro de 2023 foi avaliar o nível de conhecimento digital dos alunos da Oficina de Comunicação Eficaz da UVEG. A investigação centra-se na avaliação das competências digitais necessárias para o ambiente educativo atual. Foram utilizadas tabulação e análise estatística para processar os resultados, que são apresentados na forma de tabelas e gráficos. Foram feitas 26 perguntas em uma pesquisa quantitativa a 55 alunos do grupo avaliado. O referencial teórico baseia-se em conceitos como gestão da informação, socialização em ambientes digitais, criação e manipulação de conteúdos digitais e gestão de sistemas digitais. Os alunos que participam com baixo desempenho acadêmico apresentam alta motivação para aprender, o que geralmente lhes confere grandes chances de concluir um curso universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cárdenas, L. (2011). Competencia en el manejo de la información mediante la utilización de las TIC. Revista Bibliotecas, XXIX (1). https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/bibliotecas/article/view/1558/19800

Casillas, M., & Ramírez, A. (2021). Saberes Digitales en la educación: Una investigación sobre el capital tecnológico incorporado de los agentes de la educación. Brujas.

García, L., & López, P. (2021). Transformación digital y aprendizaje en plataformas educativas. Revista Internacional de Educación Superior, 18(2), 205-221.

González, J., & Santamaría, P. (2020). Competencias digitales en la educación superior. Revista de Educación Superior Digital, 45(2), 102-115.

Herrera, C., & Ortiz, F. (2022). El entorno digital en la educación superior: Beneficios y retos. Revista de Tecnología Educativa en América Latina, 18(3), 245-260.

Hernández, R., López, E., & Suárez, M. (2021). Habilidades digitales en el aprendizaje universitario. Innovación Educativa, 12(3), 210-223.

Hernández, S., & Soto, P. (2021). Ética y privacidad en entornos digitales de aprendizaje. Educación y Sociedad Digital, 5(4), 311-326.

INEE. (2023). Manejo de la Información. Inter-agency Network for Education in Emergencies. https://inee.org/es/eie-glossary/manejo-de-la-informacion#:~:text=El%20manejo%20de%20la%20informaci%C3%B3n,sistemas%20para%20compartir%20la%20informaci%C3%B3n

Lara, J., & Grijalva, A. (2021). Saberes digitales y educación superior: Retos curriculares para la inclusión de las TIC en procesos de enseñanza-aprendizaje. VEC Virtualidad, Educación y Ciencia, 12(22), 9-20.

Lozano, C. (2020). Desarrollo de competencias digitales especializadas en educación superior. Revista de Tecnología Educativa, 26(4), 332-345.

Morales, C., & Ortiz, R. (2022). La educación superior en la era digital: Beneficios y desafíos. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 10(1), 88-97.

Ochoa Colombia Wiki. (2014, 1 de abril). Manejo de la Información. OCHOA Colombia Wiki. https://wiki.salahumanitaria.co/wiki/Manejo_de_Informaci%C3%B3n

Peguero, M. (2018). Entorno digital y creatividad educativa. Blog de Tecnología y Educación. https://milcapeguero.com/blog/entorno-digital

Rivas Aguilar, L. (2022). Saberes digitales en la educación. Revista de la Educación Superior, 51(204), 144.

Rivera, N., & Soto, F. (2022). Contenidos digitales como herramienta de aprendizaje en tiempos de pandemia. Revista Latinoamericana de Innovación Educativa, 9(2), 45-59.

Robles, M., & Díaz, G. (2019). Transformación digital en la educación universitaria. Revista Internacional de Innovación Educativa, 17(1), 125-139.

Rodríguez, S., & Martínez, F. (2019). Actualización curricular para el desarrollo de competencias digitales. Revista de Tecnología en Educación Superior, 33(1), 49-66.

Santos, G., & Hernández, V. (2021). Competencias digitales en el aprendizaje universitario: Un análisis post-pandemia. Educación y Tecnología en Latinoamérica, 5(1), 55-69.

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Moctezuma Baños. PhD., M. (2024). O Conhecimento digital de estudantes de comunicação eficaz do grupo CS-LC-14002-23 da Universidade Virtual do Estado de Guanajuato.: Conhecimento digital. Sinapse, 25(2). https://doi.org/10.37117/s.v25i2.1139
Share |