Estratégia de gamificação para apoiar o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior em linha

Autores

  • Madeline Michelle Rezabala Zambrano Universidad Tecnica de Manabí- Facultad de Posgrado
  • Leonardo Fabricio Chica Chica Universidad Técnica Manabí (Facultad Ciencias de la Educación)
  • Erick Andrés Caballero Chávez

DOI:

https://doi.org/10.37117/s.v25i2.1082

Palavras-chave:

Gamificação, ensino-aprendizagem, ensino superior em linha, envolvimento dos estudantes, motivação

Resumo

A investigação centrou-se na resposta ao desafio de facilitar o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior em linha. O objetivo geral era conceber uma estratégia de gamificação para apoiar o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior em linha. O estudo adoptou uma abordagem mista. Foram aplicados os métodos analítico-sintético e indutivo-dedutivo para decompor o problema de investigação nas suas componentes individuais, formular hipóteses e validá-las. A população-alvo incluiu 977 alunos e 8 professores de recuperação da Universidade Técnica de Manabí, seleccionados por amostragem não probabilística intencional. As técnicas de recolha de dados consistiram em entrevistas aos professores e inquéritos estruturados aos alunos. Os resultados revelaram uma perceção positiva tanto dos professores como dos alunos relativamente à utilização da gamificação no processo de ensino e aprendizagem em linha. Foram identificados elementos-chave para melhorar o envolvimento dos alunos, tais como a conceção de actividades gamificadas interactivas e personalizadas. Além disso, foram observadas correlações significativas entre a gamificação e a motivação dos alunos. Os resultados sublinham a importância de integrar estratégias de gamificação para promover uma participação mais ativa e melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alonso, S., Martínez, J. A., Berral, B., & Cruz, J. C. D. L. (2021). Gamificación en Educación Superior. Revisión de experiencias realizadas en España en los últimos años. Hachetetepé. Revista científica de educación y comunicación, 23, 1-21. https://doi.org/10.25267/Hachetetepe.2021.i23.2205

Ardila, J. Y. (2019). Supuestos teóricos para la gamificación de la educación supe-rior. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 12(24), 71-84. https://doi.org/10.11144/Javeriana.m12-24.stge

Cabero, J., & Palacios, A. (2021). La evaluación de la educación virtual: Las e-actividades. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 24(2), 169. https://doi.org/10.5944/ried.24.2.28994

Demuner, M. del R., Ibarra, M.-A., & Nava, R.-M. (2023). Estrategias de aprendi-zaje autorregulado en estudiantes universitarios durante la contingencia COVID-19. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 14(39), 116-130.

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., & Pilar Baptista Lucio, M. (2014). Metodología de la investigación (sexta). McGraw-Hill. https://www.uca.ac.cr/wp-content/uploads/2017/10/Investigacion.pdf

Molinero, M. D. C., & Chávez, U. (2019). Herramientas tecnológicas en el proceso de enseñanza-aprendizaje en estudiantes de educación superior. RIDE Revista Ibe-roamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 10(19). https://doi.org/10.23913/ride.v10i19.494

Mota, K., Concha, C., & Muñoz, N. (2020). A educação virtual como agente trans-formador dos processos de aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 1216-1225. https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.14358

Navarro, C., & Pérez, I. J. (2021). Una app móvil potencia la motivación del alumnado en una experiencia de gamificación universitaria. Alteridad, 17(1), 64-74. https://doi.org/10.17163/alt.v17n1.2022.05

Ojeda, A. D., Solano-Barliza, A. D., Ortega, D. D., & Cañavera, A. M. (2022). Análisis cuantitativo de un proceso de enseñanza soportado en una estrategia pe-dagógica de gamificación. Formación Universitaria, 15(6), 83-92. https://doi.org/10.4067/S0718-50062022000600083

Ortiz-Colón, A.-M., Jordán, J., & Agredal, M. (2017). Gamificación en educación: Una panorámica sobre el estado de la cuestión. Educação e Pesquisa, 44. https://www.redalyc.org/journal/298/29858802073/html/

Ortiz-Colón, A.-M., Jordán, J., & Agredal, M. (2018). Gamificación en educación: Una panorámica sobre el estado de la cuestión. Educação e Pesquisa, 44(0). https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173773

Perdomo, I. R., & Rojas, J. A. (2019). La ludificación como herramienta pedagó-gica: Algunas reflexiones desde la psicología. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 18(36), 161-175. https://doi.org/10.21703/rexe.20191836perdomo9

Pérez, I. J., Rivera García, E., & Trigueros Cervantes, C. (2017). “La profecía de los elegidos”: Un ejemplo de gamificación aplicado a la docencia universitaria / “The Prophecy of the Chosen Ones”: An Example of Gamification Applied to Uni-versity Teaching. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Fí-sica y del Deporte, 66(2017). https://doi.org/10.15366/rimcafd2017.66.003

Reyes, W. (2022). Gamificación y aprendizaje colaborativo en línea: Un análisis de estrategias en una universidad mexicana. Alteridad, 17(1), 24-35. https://doi.org/10.17163/alt.v17n1.2022.02

Rodríguez, Ã. F., Cañar, N. V., Gualoto, O. M., Correa, J. E., & Morales, J. V. (2022). Los beneficios de la gamificación en la enseñanza de la Educación Fí­sica: Revisión sistemótica. Dominio de las Ciencias, 8(2), Article 2. https://doi.org/10.23857/dc.v8i2.2668

Soler, D. C., Viancha, E. L., Mahecha, J. C., & Conejo, F. (2021). El El juego como estrategia pedagógica para la autorregulación del aprendizaje en matemáticas. Re-vista Electrónica en Educación y Pedagogía, 5(9), 68-82. https://doi.org/10.15658/rev.electron.educ.pedagog21.11050906

Solís, J. C., & Marquina, R. J. (2022). Gamificación como alternativa metodológi-ca en la educación superior. Revista ConCiencia EPG, 7(1), 66-83. https://doi.org/10.32654/CONCIENCIAEPG.7-1.5

Viñas, M. (2022). Nueva estrategia educativa en el nivel superior: La gamificación. Letras, 10, Article 10.

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Rezabala Zambrano, M. M., Chica Chica, L. F., & Caballero Chávez, E. A. . (2024). Estratégia de gamificação para apoiar o processo de ensino-aprendizagem no ensino superior em linha . Sinapse, 25(2). https://doi.org/10.37117/s.v25i2.1082
Share |